Governo do Distrito Federal
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22/07/25 às 9h35 - Atualizado em 22/07/25 às 9h35

Obras de Mobilidade no Distrito Federal na Década de 2020

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A década de 2020 representa um salto histórico na infraestrutura viária do Distrito Federal. O período foi marcado pela implantação de um conjunto robusto de viadutos e corredores de transporte, voltados para eliminar pontos críticos de congestionamento, aumentar a segurança viária e tornar o sistema de mobilidade mais eficiente e sustentável.

 

Sobradinho (BR-020) – Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci

 

Inaugurado em setembro de 2023, o viaduto de Sobradinho eliminou um dos principais gargalos da BR-020, beneficiando mais de 70 mil motoristas diariamente. A intervenção reduziu o tempo de deslocamento de 30 para cerca de 5 a 6 minutos e já prevê faixa exclusiva para o futuro BRT Norte, evitando obras adicionais no futuro.

 

Recanto das Emas (DF-001)

 

O viaduto do Recanto das Emas, entregue em fevereiro de 2024, desafogou o intenso tráfego da região e facilitou o acesso tanto ao Recanto quanto ao Riacho Fundo II. A obra integra o traçado do futuro BRT Sudoeste, preparando o local para uma mobilidade mais moderna e integrada.

 

Itapoã/Paranoá (DF-001/DF-250)

 

Inaugurado em maio de 2024, o viaduto reorganizou o tráfego entre DF-001 e DF-250, facilitando o acesso às quadras residenciais e impulsionando o comércio local. A obra trouxe mais segurança aos cruzamentos e otimizou o tempo de deslocamento para moradores e visitantes.

 

Jardim Botânico (DF-035/DF-001)

 

Em novembro de 2024 foi entregue o viaduto do Jardim Botânico, que atende aproximadamente 50 mil motoristas por dia. Além de beneficiar quem vive ou trabalha no Jardim Botânico, a estrutura também melhora o acesso a São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC, organizando cruzamentos e ampliando a segurança viária da região.

 

Riacho Fundo (DF-075)

 

O viaduto do Riacho Fundo, inaugurado em novembro de 2024, aprimorou a integração com as principais vias de ligação, atendendo cerca de 100 mil motoristas diariamente. Veículos pesados vindos de Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas passaram a circular com mais fluidez, e o viaduto faz parte do traçado planejado para o BRT Sudoeste.

 

Noroeste (DF-003)

 

Em fase de execução, o viaduto do Noroeste irá conectar a EPIA à Avenida W9, tornando-se o principal acesso ao Setor Noroeste e facilitando a ligação direta com o Plano Piloto.

 

BR-020 / DF-128 (Planaltina)

 

Com licitação publicada em abril de 2024, o viaduto de Planaltina vai beneficiar cerca de 90 mil motoristas das regiões de Planaltina, Núcleo Rural Monjolo e Mestre D’Armas. A obra está integrada à terceira faixa da BR-020, com previsão de aumentar a fluidez em até 50%, além de integrar o futuro BRT Norte.

 

DF-001 / DF-463 (Jardim Mangueiral)

 

O viaduto do Jardim Mangueiral, com licitação aberta em novembro de 2024, beneficiará cerca de 40 mil motoristas, eliminando engarrafamentos e garantindo acesso mais rápido e seguro entre o Jardim Botânico e o Jardim Mangueiral.

 

Corredores de Transporte

 

O avanço viário está diretamente ligado aos novos corredores de transporte. O BRT Norte irá interligar Sobradinho, Planaltina e Plano Piloto pela BR-020, integrando viadutos importantes como os de Sobradinho e Planaltina, com previsão de licitação em 2025. O BRT Sudoeste, por sua vez, vai conectar Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Taguatinga e Núcleo Bandeirante ao Plano Piloto pelas DF-075 e DF-003, contando com estações modernas, cobrança fora dos ônibus e acessibilidade total.

 

Impactos e Benefícios

 

Essas obras vêm eliminando cruzamentos perigosos, melhorando o fluxo e reduzindo acidentes em pontos críticos. Além de gerar centenas de empregos, diminuíram o tempo de deslocamento e estimularam o comércio local. O planejamento integrado com os futuros corredores de BRT evita intervenções futuras e promove redução das emissões, qualidade urbana e acessibilidade.

 

As novas estruturas de viadutos e corredores BRT no DF representam uma verdadeira transformação da mobilidade urbana. Cada obra resolve gargalos históricos, amplia a fluidez e a segurança viária, e prepara a cidade para um sistema de transporte público mais moderno e eficiente. Esse novo padrão de mobilidade conecta as regiões administrativas ao Plano Piloto com mais conforto, sustentabilidade e qualidade de vida.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

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