10/11/17 às 11h00 - Atualizado em 8/04/24 às 11h54

Batalhão de Policiamento Rodoviário – BPRv

A então Companhia de Polícia Rodoviária – CPRv – foi criada como núcleo de batalhão em 20 de junho de 1988, pelo Decreto GDF 11.141 do mesmo ano. Sua atribuição, cuja missão precípua seria executar o policiamento ostensivo nas rodovias do Distrito Federal.

Com o lema “Segurança e Fluidez”, o hoje Batalhão de Policiamento Rodoviário, sediado em instalações cedidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal/DER-DF, conforme previsto no parágrafo único, do citado decreto, opera por mais de 35 anos prestando os mais relevantes serviços à comunidade do Distrito Federal.

Seus serviços nasceram principalmente da necessidade e do clamor público, quando no caso, por exemplo, do famigerado acidente envolvendo um caminhão de romeiros e um ônibus, que nos idos de 1992 vitimou mais de 10 pessoas no cruzamento da via Estrutural com a EPIA, tendo a CPRv fixado posto de fiscalização 24 horas por dia, durante sete dias por semana.

Sendo tal posto desativado apenas dois anos depois com a construção do viaduto Ayrton Senna. Ou quando o eixo rodoviário, então via urbana, ficou conhecido como “Eixão da Morte”, coube à CPRv a missão de policiá-lo e reduzir os acidentes. Tanto que para possibilitar a ação da Companhia Rodoviária no Eixo o GDF decretou que este passaria a se chamar DF-002.

Já em 1995 a CPRv mudou para sempre o trânsito no Distrito Federal planejando e executando a Operação de Inversão de sentido da via Estrutural, que inicialmente era mera opção de conforto ao usuário das rodovias e que hoje é imprescindível a uma circulação mais segura nos horários de pico. Prova da visão de futuro, do espírito inovador e audacioso dos oficiais e praças da época.

Também na educação a CPRv sempre se destacou. São várias as campanhas educativas e foi desta unidade que surgiu o grupo Teatro Rodovia. Grupo pioneiro na polícia militar que nasceu com o projeto de ensinar aos alunos da rede pública de ensino a como se portar no trânsito.

Com o assustador aumento da frota de veículos das cidades satélites, da população e aos números de mortes ocorridas no trânsito, surgiu a necessidade de ajustes nos planos da corporação para que pudessem melhor atender a comunidade. Nesse processo, houve uma grande evolução na PMDF e atendendo a um plano estratégico e às necessidades hodiernas do trânsito do Distrito Federal a extinção da CPRv originou o Batalhão de Policiamento Rodoviário – BPRv, por meio do Decreto GDF 31.793, de 11 de junho de 2010. No entanto, essa evolução não apagou o legado daquela unidade e dos que por ela passaram, que trabalhando em seu passado contribuíram para o futuro do trânsito no DF.

O BPRv é o herdeiro desse legado! Desta feita, mudanças no planejamento do emprego do policiamento rodoviário e na própria mentalidade da fiscalização, com o emprego racional dos meios e o aumento da efetividade da ação do policiamento, focados especialmente em reduzir os índices de acidentes fatais e de mortes no trânsito, foram essenciais para acompanhar a nova realidade do DF.

Hoje o BPRv executa um trabalho diferenciado que se traduz na busca da valorização da vida e do bem estar dos cidadãos. Tudo é feito através de ações voltadas à solução de problemas viários, aumento de fluidez, fiscalização de condutores infratores, educação para o trânsito e operações de trânsito em geral.

O batalhão defende e protege as pessoas nas rodovias, atuando diuturnamente no combate à criminalidade em geral, como também aos crimes de trânsito. Seus policiais realizam fiscalização de trânsito para que não exista perigo e sim, segurança! Operações são feitas visando o aumento da fluidez, contribuindo com a qualidade de vida da sociedade. É desenvolvida a fiscalização contra à alcoolemia, à embriaguez e ao excesso de velocidade, diminuindo os riscos de acidentes, assim como o combate ao transporte irregular de passageiros, que muitas vezes leva a outros tipos penais.

A atuação do BPRv/PMDF ocorre em conjunto com o DER/DF, influenciando todas as variáveis do trânsito, encontra-se diretamente subordinado ao Comando de Policiamento de Trânsito – CPTran e está organizado conforme descrito abaixo:

Sede do BPRv

Localizado na DF-001, km 00, Região dos Lagos – 2º Distrito Rodoviário – Sobradinho – DF

Composto pelo Comando – Secretaria – Sala de Rádio – Manutenção – Logística – Vistoria Veicular.

. Postos Rodoviários do BPRV:

– AD-645 – DF-128, km. 03 – Prox. Estação de aguas emendadas (Planaltina) – Tel: 3506-2048

– AD-646 – DF-025, km. 27 – Estrada Parque Dom Bosco (Lago Sul) – Tel: 3367-6423

. Pelotão de Motociclistas – Tel: 3356-2501

Anexo do BPRV sede. Localizado em Samambaia – AD 539

. Pelotão de Tático Operacional Rodoviário – Tel: 3356-2501

Anexo do BPRV sede. Samambaia AD 539

Texto: PMDF

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares
Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030