Juscelino Kubitschek no dia da Inauguração de Brasília. Arquivo Público do Distrito Federal
A inauguração de Brasília e a criação do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) estão intimamente ligadas ao ambicioso projeto de interiorização da capital federal, um dos marcos mais ousados da engenharia, do urbanismo e da administração pública nacional.
Inauguração de Brasília – 21 de abril de 1960:
Brasília foi oficialmente inaugurada em 21 de abril de 1960, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, como parte central do seu Plano de Metas. O objetivo era claro: impulsionar o desenvolvimento do interior do país e promover a integração territorial, deslocando o centro político e administrativo do Brasil para o coração do território nacional.
Concebida pelo urbanista Lúcio Costa e com arquitetura icônica de Oscar Niemeyer, Brasília surgiu como símbolo de modernidade, planejamento e progresso. No entanto, a mudança da capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central exigia mais do que edifícios governamentais: era fundamental implantar uma infraestrutura robusta de transporte e comunicação, que garantisse o funcionamento da nova cidade e sua conexão com o restante do Brasil.
Criação do DER-DF – 20 de junho de 1960:
Nesse contexto de urgência e rápida construção, foi criado o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio do Decreto nº 06, de, 09 de junho de 1960, publicado em 20 de junho do mesmo ano. À época, o órgão integrava a Administração Direta e estava subordinado à então Prefeitura do Distrito Federal.
Desde sua origem, o DER-DF teve papel estratégico: planejar, implantar, conservar e administrar a nascente malha rodoviária de Brasília e das novas Regiões Administrativas em formação.
Suas principais atribuições iniciais incluíam a abertura de estradas-parque e acessos às áreas urbanas em desenvolvimento, a conexão da capital com as principais rodovias federais, a implantação de infraestrutura básica de transporte, incluindo terraplenagem e drenagem e o apoio técnico às demais obras do Distrito Federal, em especial nas zonas de expansão urbana e rural.
Nos primeiros anos, as ações concentraram-se na execução de grandes eixos estruturantes, como as estradas-parque (EPNB, EPAR, EPIA, entre outras), fundamentais para organizar o tráfego e permitir o crescimento ordenado da cidade. Com o tempo, percebeu-se a necessidade de uma estrutura descentralizada de manutenção, o que levou à criação dos primeiros Distritos Rodoviários.
Importância simbólica e estratégica
A criação do DER-DF no mesmo ano da inauguração da capital não foi apenas uma resposta técnica, mas um gesto institucional fundacional. Revelava a compreensão de que o sucesso de Brasília como nova capital exigia uma malha viária eficiente, integrada e duradoura. Ao longo das décadas seguintes, o DER-DF consolidou-se como protagonista da infraestrutura rodoviária do Distrito Federal, sendo responsável por conectar o Plano Piloto às Regiões Administrativas e ao Entorno, garantindo mobilidade, integração e desenvolvimento.
Publicação original do Decreto de Criação do DER-DF, em 20 de junho de 1960. Acervo do MuDER
Juscelino Kubitschek e Lúcio Costa. Arquivo Público do Distrito Federal
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