Sede do 2º Distrito Rodoviário em 19_08_1969. Arquivo Público do Distrito Federal (com adaptações)
Após a criação de Brasília, surgiu a necessidade urgente de organizar a malha rodoviária da nova capital e de seus arredores. Para atender a essa necessidade, foi concebido o modelo de Distritos Rodoviários: unidades regionais subordinadas ao DER-DF, com sede física e equipes operacionais, responsáveis por conservar e manter as rodovias em suas áreas de abrangência.
A implantação dos Distritos ocorreu de forma gradual, trazendo avanços à gestão técnica do DER-DF em termos de eficiência operacional. Em 1965, a área de jurisdição do DER-DF foi dividida em três:
1º Distrito Rodoviário
Com sede localizada em Planaltina, inicialmente também abrangia as regiões do Paranoá e Jardim (região administrativa que deu origem a São Sebastião e Jardim Botânico). A partir de 1994, com a criação do 4º Distrito Rodoviário, sua área de atuação passou a ser restrita à região de Planaltina, abrangendo núcleos rurais como Tabatinga, Rio Preto, Taquara, Pipiripau, Santos Dumont, São José, Monjolo, Bonsucesso e Retiro do Meio. Entre as principais rodovias sob gestão do Distrito estão a DF-128, a DF-230 (acesso ao IFB/Planaltina) e a DF-345 (conexão BR-020 e DF-230, rota alternativa para Unaí, Caldas Novas e Belo Horizonte).
2º Distrito Rodoviário
Sediado em Sobradinho, também abarcava, inicialmente, a região de Brazlândia. Posteriormente, passou a incorporar a região do Plano Piloto, cujas rodovias eram, até a década de 1970, geridas pela Novacap. Em 1994, com a criação do 5º Distrito Rodoviário, a região de Brazlândia deixou de fazer parte da jurisdição do 2º Distrito. Atualmente, com a expansão e criação de novas regiões administrativas, a área de competência do 2º Distrito também inclui as regiões de Sobradinho II, Paranoá, Cruzeiro, Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão, Park Way, SCIA, Jardim Botânico, Itapoã, SIA e Fercal. Entre suas principais rodovias destacam-se: DF-001 (EPCT / Anel Viário), DF-002 (Eixão), DF-003 (EPIA), DF-004 (EPNA / Estrada Parque das Nações) e DF-150 (conexão ao norte de Brasília).
3º Distrito Rodoviário
Inicialmente abrangia apenas as regiões de Taguatinga e Gama. Atualmente, com a expansão e criação de novas regiões administrativas, a área de competência do 2º Distrito também inclui as regiões de Ceilândia, Sol Nascente, Pôr do Sol, Taguatinga, Vicente Pires, SIA, Águas Claras, Park Way, Arniqueiras, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Samambaia, Água Quente, Gama, Santa Maria e Guará. Entre suas principais rodovias destacam-se: DF-065 (EPIP); DF-075 (EPNB); DF-085 (EPTG) e DF-095 (EPCL / Via Estrutural).
Trinta anos após a criação dos três primeiros Distritos Rodoviários, a expansão da malha rodoviária e o aumento da demanda das áreas rurais do Distrito Federal ensejaram criação de mais dois Distritos em 1994:
4º Distrito Rodoviário
Com sede na região rural do Paranoá, próximo ao núcleo rural Café Sem Troco, a jurisdição do Distrito abrange São Sebastião, Paranoá e Jardim Botânico, como resultado do desmembramento do 1º Distrito Rodoviário. Entre as suas principais rodovias estão a DF-100 (importante para o setor agropecuário), a DF-270 (núcleos rurais Café Sem Troco e Cariru), a DF-285 (conexão DF e Unaí/MG) e a DF-355 (núcleo rural Tabatinga).
5º Distrito Rodoviário
Com sede em Brazlândia, a jurisdição do 5º Distrito Rodoviário inclui algumas áreas rurais da Região Administrativa de Ceilândia. Entre suas principais rodovias estão a DF-180 (conexão entre BR-070 e BR-080), a DF-220 (com relevante papel no escoamento da produção agrícola), DF-430 (núcleo rural Rodeador) e DF-451 (ligação Ceilândia a Brazlândia, atendimento a núcleos rurais como Alexandre Gusmão e INCRA 7).
Ao longo das décadas, os Distritos foram modernizados em infraestrutura, equipamentos, processos de trabalho, tecnologias de monitoramento e capacitação das equipes. Hoje, os Distritos seguem como unidades essenciais na gestão da malha viária do DF, que atualmente contempla cerca de 2.000 km de rodovias pavimentadas e não pavimentadas.
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