Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/12/21 às 15h33 - Atualizado em 27/12/21 às 10h32

Guarda-corpo central do viaduto do Núcleo Bandeirante é reformado

O material velho de concreto foi trocado por 100 metros de defensas metálicas

 

O viaduto de entroncamento entre a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075) e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003) recebeu um tratamento especial nesta terça-feira (21). A estrutura teve o guarda-corpo central totalmente reformado.

 

O serviço foi realizado por administração direta do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), ou seja, com mão-de-obra, maquinário e recursos do próprio órgão. O trabalho consistiu na demolição de 100 metros de muretas de concreto velho e, no lugar, a instalação de defensas metálicas novas, que são mais seguras e duráveis.

 

 

 

O responsável pela obra, o servidor Paulo Izidoro da Silva, conta que a estrutura, que já estava bastante desgastada, representava perigo. “Com o passar dos anos, o pé das colunas foram corroídos pela ação do tempo e os guarda-corpos estavam muito frágeis, portanto já corria o risco de qualquer encostada de um veículo ou até mesmo de uma pessoa desprender um pedaço de concreto e cair sobre algum carro na Epia, causando graves acidentes”, alertou.

 

Segurança na obra

 

Todo o trabalho foi executado em menos de 24 horas. Entre meia-noite e 4h as muretas de concreto foram demolidas. O serviço foi executado durante a madrugada para garantir a segurança de todos: trabalhadores e motoristas. Já as defensas metálicas foram instaladas durante o dia. Para a execução das obras uma faixa de rolamento precisou ser interditada, mas sem prejuízo ao trânsito.

 

Para o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior, a agilidade do serviço reflete o compromisso do órgão com a segurança viária. “Nosso órgão tem o compromisso com a segurança de todos os personagens do trânsito, e por isso não medimos esforços para executar a manutenção das nossas estruturas. Se precisarmos trabalhar de madrugada por conta da segurança, trabalhamos”, disse o diretor.

 

O vendedor autônomo Marcílio Dantas, de 27 anos, passa quase todos os dias pelo viaduto e gostou de ver a mudança. “Agora ficou bonito! Eu já tinha reparado que as muretas do meio do viaduto estavam bem velhas e com alguns pedaços já soltos e cheguei a pensar no perigo que representava. Mas ainda bem que o DER está atento e já está reformando tudo!”, comemorou.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500