Governo do Distrito Federal
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18/07/25 às 16h45 - Atualizado em 18/07/25 às 16h45

Construção da Via Estrutural

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Construção

 

 A DF-095, também chamada Estrada Parque Ceilândia (EPCL) ou Via Estrutural, foi concebida como ligação estratégica entre o Plano Piloto e a recém-criada Região Administrativa de Ceilândia, fundada em 1971 no contexto da remoção de assentamentos informais do centro de Brasília. Construída entre 1977 e 1978, atendeu à necessidade de integrar Ceilândia e cidades vizinhas, como Taguatinga e Samambaia, ao núcleo central da capital.

 

Projetada como via de tráfego misto, foi duplicada com três faixas por sentido, acostamentos e pavimento em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), em traçado retilíneo voltado à fluidez do trânsito. Nos anos 1990, a construção de uma interseção em desnível com a DF-001 (EPCT – Estrada Parque Contorno) representou importante avanço viário, eliminando cruzamentos semaforizados, reduzindo o tempo de viagem, facilitando o tráfego pesado e integrando a via ao Anel Rodoviário do DF.

 

Com papel decisivo na mobilidade urbana e no crescimento da região oeste, a EPCL enfrentou, a partir da década de 1990, degradações como trincas, afundamentos, falhas de drenagem e acostamentos precários. No início dos anos 2000, passou por intervenções corretivas, com reforço e recapeamento do pavimento, melhorias nos acostamentos e drenagem, além da atualização da sinalização e instalação de dispositivos de segurança.

 

Operação de Reversão de Fluxo

 

Implantada em 1997, a operação de reversão de fluxo na DF-095 buscou dar resposta ao aumento do tráfego entre o Plano Piloto e as regiões administrativas do oeste do DF, como Ceilândia, Taguatinga e Vicente Pires, sobretudo nos horários de pico.

 

Inicialmente, a pista norte funcionava no sentido Ceilândia–Plano Piloto pela manhã, enquanto a pista sul operava no sentido inverso no fim da tarde, facilitando os deslocamentos diários da população. O modelo foi sendo ajustado ao longo dos anos para acompanhar o crescimento da demanda e a evolução da infraestrutura viária.

 

Entre seus impactos positivos, destacam-se o aumento da capacidade de escoamento, a redução de acidentes, a diminuição do tempo de deslocamento e o incentivo à expansão urbana nas regiões periféricas.

 

Restauração

 

Entre 2022 e 2024, a DF-095 passou por uma das mais expressivas obras de infraestrutura viária do DF. Com investimento de R$ 80 milhões da Terracap e execução do DER-DF, as obras duraram 18 meses e foram concluídas em 8 de junho de 2024.

 

O principal destaque foi a substituição integral do antigo asfalto por concreto rígido (whitetopping), com 21 cm de espessura, tornando-se a primeira rodovia do DF a adotar esse tipo de revestimento em toda a extensão. A intervenção incluiu ainda nova sinalização, instalação de defensas metálicas e paisagismo. O novo pavimento garante maior durabilidade (vida útil estimada em 20 anos), mais segurança e conforto para os cerca de 100 mil motoristas que utilizam a via diariamente.

 

Atualmente, a DF-095 é um dos principais eixos de ligação entre o Plano Piloto e a região oeste do DF, conectando importantes Regiões Administrativas como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires e Sol Nascente/Pôr do Sol ao centro da capital. Sua articulação com a BR-070 a insere num corredor nacional de transporte essencial ao escoamento de mercadorias e à logística regional.

 

Complementando e interligando vias como a EPTG (DF-085), a EPIA (DF-003), a EPCT (DF-001) e a EPVP (DF-079), a DF-095 compõe um sistema viário metropolitano integrado. Dada sua intensa mobilidade pendular — marcada pelo deslocamento diário entre áreas periféricas e o Plano Piloto —, a via é prioritária nas políticas públicas de mobilidade e planejamento urbano. Também desempenha função estratégica no transporte coletivo, com linhas expressas de alta demanda, e no desenvolvimento econômico regional, ao facilitar o fluxo de bens e serviços.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

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