gototop

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal

FacebookTwitterYoutubeFeed
banner ouvidoria novo
banner lateral transitolandia
banner lateral mapa rodoviario
banner lateral ramais telefones
banner lateral equipam resolucoes
banners laterais eventos rodoviarios

banner lateral der nao envia notificacao por email

Formulários de Recursos, Defesas e Indicação do Real Condutor

Informações Gerais

- Para efetuar o download, clique na figura icone download em frente a opção desejada.

- Todos os arquivos encontram-se disponíveis para download em formato WORD. Para visualizá-los é necessário ter instalado o Microsoft Word 2003 ou Superior.

Instruções Importantes (leia atentamente antes de prosseguir )

- Abra o arquivo no Microsoft Word;

- Preencha todos os dados corretamente;

- Só imprima o formulário após estar devidamente preenchido. Assine e dirija-se ao DER-DF para entregá-lo (protocolar), ou envie-o pelo correio com AR (Aviso de Recebimento).

Nosso Endereço:
Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal
SAM - Setor Complementares Bloco “C” Ed. Sede DER/DF - (Atrás do Palácio do Buriti) ao lado do Detran Sede.
Cep. 70620-030
Brasilia DF.

Horário de atendimento -   segunda a sexta-feira das  08h00  às 16h30 

Veja no mapa

 


01 - Identificação do Real Condutor / Infrator

Amparo Legal: Artigo 257 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB e
Resoluções nº  299 e 404 do CONTRAN

- Para informar o real condutor/infrator das notificações registradas pelo DER/DF, use este formulário, que deverá ser todo preenchido e entregue na sede do DER/DF e/ou encaminhado através dos Correios com AR (Aviso de Recebimento).

- Anexar cópia: da CNH do Condutor/Infrator, do RG/CPF do proprietário do veículo e do documento do veículo - CRLV;

- Assinatura do condutor e do proprietário do veículo, iguais aos documentos apresentados;

- Se o veículo pertencer à pessoa jurídica, anexar comprovante de titularidade do responsável pela Empresa e do Contrato Social;

- No caso de procurador, anexar a cópia da procuração e do RG/CPF do procurador;

- As Infrações de responsabilidade do proprietário do veículo não podem ser transferidas, conforme prevê ART 257 PARAG. 2º CTB;

- O requerimento só terá validade, se devidamente preenchido e com os documentos exigidos;

- Se o veículo foi vendido, é obrigatório a comunicação da venda ao órgão competente (DETRAN do seu licenciamento), para efeito deste.

- No caso de multas cometidas em outros Estados, o formulário de identificação do condutor / infrator juntamente com todos os documentos acima citados, deverão ser entregues no órgão de trânsito competente daquele Estado e/ou enviado pelo correio, com AR (aviso de recebimento).

- A data limite para apresentação do real condutor/infrator está descrita na notificação recebida ou na segunda via emitida (é a mesma data para apresentação da defesa prévia).

icone downloadClique aqui para acessar o Formulário de Identificação do Condutor

 


02 - Defesa Prévia

( Contestação de multas de Trânsito )
Amparo Legal: Resolução 299 e 404 do CONTRAN

- Para interpor defesa prévia contra as notificações de autuações registradas pelo DER-DF, use este formulário, que deverá ser todo preenchido e entregue na sede do DER/DF dentro do prazo informado na notificação da autuação recebida e/ou retirada pelo site do Detran ou no DER, de acordo com o dispositivo das Resoluções 299 e 404 do Contran.

- Anexar: O Original da Notificação da Autuação, RG/CPF do proprietário, da procuração (quando for o caso), da documentação do veículo (CRLV), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH do condutor/infrator), comprovante de residencia atualizado do requerente e outros documentos/informações que possam comprovar a alegação formulada;

- O horário de atendimento ao público no Setor de Multas do DER/DF é das 8h às 16h30min direto.

- É obrigatório o preenchimento do formulário de “Indicação do condutor”, encontrado neste mesmo site, ou na notificação recebida.

icone downloadClique aqui para acessar o Formulário de Defesa Prévia


03 - Recurso à JARI

(Contestação de multas de Trânsito em 1ª instância)
Amparo Legal : Artigo 285 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB e Resoluções 299 e 404 do CONTRAN

- Para interposição de recurso junto à JARI, contra as penalidades de multas registradas pelo DER/DF, use este formulário, que deverá ser todo preenchido e entregue na sede do DER/DF (no endereço acima) e/ou enviado pelo correio com AR(Aviso de Recebimento) até a data do 1º vencimento para pagamento com desconto.

- Anexar: cópia da Notificação da Penalidade (frente e verso), RG/CPF do proprietário, da procuração (quando for o caso), da documentação do veículo (CRLV), da carteira Nacional de Habilitação(CNH do requerente), comprovante de residencia atualizado do requerente e de outros documentos/informações que possam comprovar as alegações formuladas.

- Na fase de recurso, não cabe mais a apresentação do condutor/infrator;

- O horário de atendimento ao público no Setor de Multas do DER/DF é das 8h às 16h30min

 icone downloadClique aqui para acessar o Formulário de Recurso à JARI


04 – Recurso ao CONTRANDIFE

( Contestação de multas de Trânsito em 2ª instância )
Amparo Legal: Artigo 288 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e Resoluções 299 e 404 do Contran

- Para interposição de recurso junto ao Contrandife, contra as decisões da JARI, use este formulário, que deverá ser todo preenchido e entregue na sede do DER/DF e/ou enviado pelo correio com AR(Aviso de Recebimento) no máximo até trinta(30) dias do conhecimento do INDEFERIMENTO dado pela JARI.

- O horário de atendimento ao público no Setor de Multas do DER/DF é das 8h às 16h30min direto.

icone downloadClique aqui para acessar o Formulário de Recurso ao CONTRANDIFE


Manual de Normas e Procedimentos

Manual de normas e procedimentos para exame de defesa de autuação, recursos e aplicação e cancelamento de multas de trânsito.

A Superintendência de Trânsito (SUTRAN), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), na busca contínua pelo melhoramento de suas atividades, bem como visando atender à Decisão Nº 5720/2009, do Tribunal de Contas do Distrito Federal, elaborou o presente ‘Manual de Normas e Procedimentos para Exame de Defesa de Autuação, Recursos e Aplicação e Cancelamento de Multas de Trânsito’ para orientar a execução dos procedimentos inerentes às justificativas apresentadas pelos condutores quando do cometimento de infrações de trânsito, bem como do cancelamento de notificações e penalidades.

Para melhor clareza e transparência destes procedimentos junto aos servidores do DER/DF que executam estas tarefas, bem como à Justiça, Órgãos e demais interessados, o Manual apresentase por meio de fluxogramas e descrição dos mesmos (rotinas). Por meio destas ferramentas, o Órgão obterá maior facilidade na execução destes procedimentos, resultando em maior confiabilidade e segurança para a realização dos trabalhos, e, conseqüentemente, menor probabilidade de erro causada pelos executores destas atividades, pois conhecerão o processo em sua totalidade.

Espera-se, com esta publicação, contribuir para a organização das atividades do Órgão, de forma planejada, facilitando o trabalho de todos envolvidos no processo, permitindo de forma mais simples e objetiva, maior acesso às informações inerentes à execução e fiscalização das atividades relacionadas às infrações e penalidades de trânsito.

icone download Clique aqui para acessar o Manual de Normas e Procedimentos

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Serviços Multas Recursos