5/02/20 às 18h01 - Atualizado em 5/02/20 às 18h03

DER inaugura obra na DF-087 nesta quinta-feira

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) inaugura amanhã (06), às 9h30, a obra de restauração asfáltica da Estrada Parque Vale (EPVL / DF-087), popularmente conhecida como Pista do Jóquei. Na mesma oportunidade, o órgão assinará a ordem de serviço para início da obra de construção da ponte de 40 metros sobre o Córrego Vicente Pires, na marginal sul da Estrada Parque Ceilândia (EPCL / DF-095).

Obra na EPVL

A obra na DF-087 teve início em maio de 2019 ao custo de R$6,2 milhões. Foram realizados os serviços de restauração de 3 km de asfalto, além de colocação de meios-fios, gramagem e construção de calçadas no canteiro central, sinalização horizontal (pintura das faixas de rolamento e de passagem de pedestres) e vertical (instalação de placas), readaquação geométrica dos balões e criação de faixa de aceleração e desaceleração no retorno da via.

A obra foi executada na rodovia que liga a DF-095 – Estrada Parque Ceilândia (EPCL) e a DF-085 – Estrada Parque Taguatinga (EPTG), por onde passam, aproximadamente, 50 mil motoristas por dia das cidades de Vicente Pires, Águas Claras, Guará, Taguatinga, Ceilândia e Estrutural.

Mais segurança

Com a conclusão desta obra, o DER/DF realizou três alterações importantes no trânsito da via, visando maior segurança tanto dos motoristas quanto dos pedestres.

Desde a última segunda-feira (03), a velocidade que antes era de 70 km/h passou a ser de 60 km/h. Nos primeiros 15 dias após a mudança, até que os motoristas se habituem à nova velocidade, não há aplicação de multa.

Duas outras mudanças referem-se às rotatórias da rodovia. A primeira diz respeito à preferência de passagem, que antes era do motorista da via principal e agora passou a ser do motorista que está fazendo a conversão dos balões. A velocidade permitida nas rotatórias é de 40 km/h.

A segunda trata do acesso aos condomínios, que antes era possível através de cruzamento direto pela via, e tornava o trânsito altamente perigoso com a incidência de acidentes graves. Agora, para acessar a marginal, o motorista só pode fazê-lo pelas rotatórias e através do retorno, que conta com faixa de aceleração e desaceleração.

Em toda a extensão da via, em ambos os lados, foram instaladas as novas placas de sinalização e Painéis de Mensagens Variáveis (PMV’s) informando as novas regras.

O superintendente de obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante, destaca a comodidade que a conclusão da obra trará aos motoristas que trafegam pela via todos os dias. “A restauração do asfalto dessa via vai possibilitar que os moradores pelo menos cinco regiões administrativas, que passam por aqui todos os dias, tenham mais segurança, com um pavimento novo e nova sinalização, além de poder contar com um trânsito mais seguro”, disse o engenheiro.

Conclusão dos trabalhos

A empresa executora dos serviços finalizou hoje (05) a sinalização horizontal (pintura das faixas de rolamento), a pintura de 12 faixas de pedestres ao longo da via: seis em cada sentido, situadas próximo às paradas de ônibus e o plantio de grama no canteiro central. O último detalhe foi a construção de calçadas também no canteiro central para a passagem dos pedestres até os abrigos de ônibus.

A cozinheira Rosalina de Sousa, 55 anos, que trabalha em umas das casas de um condomínio da região, comemora a finalização da obra, e destacou as melhorias no local. “Acho muito importante a pintura de faixas de pedestres, que antes aqui não tinha e a gente precisava passar correndo pelas pistas. Agora além das faixas também vai ter calçadas, o que é muito bom! Em tempos de chuva as calçadas faziam muita falta”, declarou.

Ponte sobre o Córrego Vicente Pires

A obra de construção da ponte de 40 metros vai custar R$3,1 milhões, e o prazo previsto para execução é de 150 dias. Esta obra vai beneficiar aproximadamente 15 mil motoristas que trafegam pelo local todos os dias.

Com a conclusão dessa passagem, a marginal da Estrutural terá ligação direta com a EPVL. Ou seja, não será mais necessário que os motoristas acessem a via expressa da DF-095 para ter acesso à Pista do Jóquei.